sábado, 11 de maio de 2013

Obras de engorda nas praias são mais uma vez adiadas


Do FolhaPE
Engordamento da faixa litorânea deve ser concluído até o mês de agosto (Foto: Wagner Ramos/Arquivo Folha)

As obras de engorda das praias de barra de Jangada, Candeias e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram mais uma vez adiadas, nesta sexta-feira (10), atendendo a uma exigência da Capitania dos Portos. A recuperação da faixa de areia tem o objetivo de conter o avanço do mar e deve beneficiar moradores e turistas. A nova previsão para início da intervenção é a próxima terça-feira (14).

A exigência da instalação de uma sinalização luminosa na draga que fará a remoção da areia teria motivado o adiamento. De acordo com a assessoria da prefeitura de Jaboatão, não houve o tempo necessário para providenciar o equipamento.

A areia usada para aumentar a faixa litorânea será dragada de uma jazida localizada em alto mar, a 14 quilômetros de Jaboatão e a dois quilômetros da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho. Os serviços estruturais, como o levantamento topográfico e a construção de canteiros de obras, já foram concluídos. No total, um milhão de metros cúbicos de areia serão movimentados, o que equivale a 50 mil caminhões do tipo caçamba.
Ainda segundo a gestão municipal, após ser iniciada, a obra deve ser concluída em 60 ou 70 dias. A draga deve trabalhar 24 horas por dia, operando cerca de quatro viagens.


Nenhum comentário :

Postar um comentário