A constante falta de água em inúmeros bairros da cidade, como Henrique Leite, Vila Marcela, Dom Avelar, Terras do Sul, Pedra Linda e tantos outros, vem prejudicando a população de Petrolina. Segundo a Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), o problema é resultante do desperdício de água decorrente da ineficiência do sistema e também da falta de investimentos ao longo dos últimos dez anos.
Com isso, Armup resolveu intervir através da proibição de instalação de novos hidrômetros até que a Compesa normalize o sistema para evitar o problema que afeta o abastecimento de água na cidade. A partir desta terça-feira (8), será publicada no Diário Oficial do Município, a resolução 06, que proíbe a Companhia de instalar hidrômetros em clientes já estabelecidos, por um prazo de cinco meses.
De acordo com o diretor presidente da Armup, Geraldo Junior, a Compesa possui dados baseados no sistema nacional de informações sobre saneamento – SNIS, uma perda de água de 56%. Isso significa dizer que a Companhia deve primeiramente fazer seu “dever de casa, para partir para hidrometração dos clientes, principalmente os de baixa renda”, explica Geraldo Junior. Com o objetivo traçado pela Armup, a Compesa deverá ficar cinco meses melhorando seu grau de eficiência interna com acompanhamento direto da Agência.
A Compesa tem até março do próximo ano para apresentar um relatório que comprove a redução do desperdício interno em pelo menos 5%, para que possa novamente ser analisada pela Armup e liberada, a instalação e redefinição de nova meta de eficiência.
Ainda segundo a Armup, para fazer cumprir a decisão será usado o poder de policia administrativo da Prefeitura, composto por vários órgãos, inclusive a guarda municipal e aplicação de multas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário