O verador do Recife Jayme Asfora (PMDB) protocolou, nesta sexta-feira (3), um Projeto de Lei contra o Bullying nas escolas públicas e privadas do município. A proposta prevê a capacitação dos professores para a prevenção e solução de problemas envolvendo essa prática. “Queremos, com isso, evitar que aconteçam situações mais graves como a que ocorreu em São Paulo – em que uma pernambucana esfaqueou uma colega após sofrer bullying”, ressalta Asfora. A proposta prevê atuações tanto na área de prevenção, quanto de atendimento às vítimas.
Entre as ações previstas, está a capacitação de docentes, da equipe pedagógica e dos servidores das escolas para que eles possam atuar prevenção dos casos. Além disso, também deverão ser realizados trabalhos, junto aos envolvidos, visando a recuperação da autoestima, do desenvolvimento psicossocial e da convivência harmônica no ambiente escolar e social. O projeto ainda define como bullying, a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.
Segundo o projeto, caberá à Secretaria Municipal de Educação elaborar políticas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao “bullying” para as unidades escolares, bem como o seu constante acompanhamento, respeitando as medidas protetivas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Estamos atuando com uma ação efetiva de combate ao bullying. O importante é que haja um envolvimento dos alunos, escolas e famílias no combate a essa perversa situação”, diz Asfora.
Ele explica que o projeto já estava formatado e em fase de revisão pela assessoria jurídica do gabinete. Mas diante desse novo acontecimento noticiado hoje, o vereador solicitou que todo o processo fosse ultimado com urgência.
Nenhum comentário :
Postar um comentário