segunda-feira, 6 de maio de 2013

Campanha educativa para usuários da ciclofaixa móvel


Campanha visa atingir além de ciclistas, motoristas, pedestres e motoqueiros (Foto: Wagner Ramos)










Do FolhaPE

Os usuários da ciclofaixa móvel se deparam neste domingo (05) com uma campanha educativa. A ação é promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e tem com ideia conscientizar a população em geral sobre a utilização correta do corredor, que funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h. A partir deste domingo, cartilhas educativas serão distribuídas nos três pontos de aluguel de bicicletas (Parque da Jaqueira, Recife Antigo e Parque Dona Lindu).

Aos domingos e feriados, nas ruas e avenidas das rotas da ciclofaixa, os veículos têm velocidade máxima reduzida para 40 km/h. Todos os trechos possuem sinalização, com placas de trânsito alertando sobre a velocidade permitida. Também é proibido estacionar, nos domingos e feriados, na faixa destinada à ciclofaixa. Quem mora nos trechos que as duas rotas passam deve ficar atento, pois na madrugada, a partir das 4h, equipes começam a colocar os quatro mil cones que demarcam a área. Carros ficam sujeitos a reboque.

Para orientar os motoristas, 102 operadores de tráfego fardados (sendo 51 pela manhã e 51 à tarde) e agentes da CTTU estão a postos no horário de funcionamento da ação. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima e sete pontos na carteira de habilitação para o motorista que transitar sobre a ciclofaixa. Já para quem estacionar sobre o trecho destinado à ciclofaixa, a multa é grave, com cinco pontos na carteira. 

Rotas alternativas

Aos motoristas, vale lembrar as rotas alternativas, que devem ser priorizadas nos dias de ciclofaixa. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar a avenida Mascarenhas de Moraes, seguir em frente, sentido Afogados, e dobrar à esquerda no Largo da Paz. Neste ponto, o motorista estará de frente para a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela avenida Visconde de Albuquerque e rua José Bonifácio. Neste ponto, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.

Da Zona Norte para a Zona Sul, o motorista pega a rua Real da Torre, segue em frente e terá acesso ao bairro da Madalena, depois chega à rua Cosme Viana, em Afogados. Em seguida, passando a Ponte Motocolombó, o motorista já está na avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, onde tem acesso aos bairros de Boa Viagem, Piedade e todo o litoral Sul. Outra opção para o condutor fazer o deslocamento no eixo Olinda/Boa Viagem é seguir pela avenida Agamenon Magalhães. Apenas um trecho de duas quadras da via local da Agamenon, no sentido Olinda/Boa Viagem, estará com uma faixa destinada às ciclofaixas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário