quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Confiança no setor de serviços recua em Pernambuco


O empresariado pernambucano está menos otimista com o setor de serviços. É o que revela o índice de Confiança de Serviços (ICS-PE), referente ao mês de outubro, cujo resultado apresentou recuo de 7,6%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados divulgados nesta quarta-feira (13) são da Agência Condepe/Fidem, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em âmbito nacional, a confiança no setor também registrou queda ao passar de -3,8% para os atuais -4,7%, na comparação interanual.

O recuo da taxa (ICS-PE) deve-se a forte influência da percepção dos empresários quanto aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S/PE) registrou queda de 11,3%, e na comparação interanual, o índice da Situação Atual (ISA-S/PE) atingiu -2,6%, apresentando melhora relativa frente ao observado em setembro, quando a taxa recuou -13,5%.

Ambos os quesitos integrantes do IE-S/PE – Demanda Prevista e Tendência dos negócios – recuaram em outubro. O primeiro passou de uma taxa interanual de 15,0% para -8,9%, no mês de análise. A proporção de empresas que esperam aumento da demanda foi de 41,2%, enquanto as que aguardam queda representam 7,5%. No quesito Tendência dos negócios a taxa interanual variou de 13,2% para -13,8%, em outubro, com 39,7% das empresas almejando melhora nos negócios e 13,0% conjecturando uma piora.

Os quesitos componentes do indicador Situação Atual apresentaram melhora relativa. O indicador que mede a Situação Atual dos Negócios, que havia caído 12,0% em setembro, registrou aumento de 1,5% em outubro. A proporção de empresas que avaliam a situação dos negócios como boa foi de 26,8% e as que percebem uma piora atingiu 10,0%. O quesito Volume de Demanda Atual recuou 7,0% em outubro, após apresentar queda de 15,1% em setembro, na mesma base de comparação. A proporção de empresas que percebem a demanda como forte ficou em 12,7% e as que avaliam como fraca representam 14,6%.


Nenhum comentário :

Postar um comentário