Por Marília Neves
Do FolhaPE
Do FolhaPE
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou, através de nota oficial, o sequestro e assassinato de dois jornalistas franceses na cidade de Kidal, no Mali, localizado na África. A informação foi vinculada no site da rádio ONU neste domingo (03). De acordo com informações do portal da Organização, o crime contra os repórteres ocorreu no último sábado (02).
Claude Verlon e Ghislaine Dupont, que trabalhavam para a rádio francesa RFI, foram sequestrados por homens armados depois de realizarem uma entrevista com um líder político local.
Na nota, o Conselho aborda temas como a lei humanitária internacional e pede ao governo do país para iniciar investigações a respeito do incidente. Para o órgão, jornalistas e profissionais da mídia que atuam em áreas de conflitos armados “são considerados civis e devem ser respeitados e protegidos como tal”. No documento, a Missão da ONU no Mali, intitulada de Minusma, e as tropas francesas que trabalham nela foram contempladas através de apoio incondicional por parte do Conselho.
Minusma
A Minusma foi implementada no dia 25 de abril deste ano para ajudar o governo transitório na estabilização do Mali e no enfrentamento a grupos terroristas existentes no país africano.
Nenhum comentário :
Postar um comentário