terça-feira, 17 de julho de 2012

Posto do VEM em novo endereço



O posto de atendimento aos usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) começa a funcionar hoje em novo endereço: na Rua da Soledade, nº 259, área central do Recife. A antiga unidade da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, mesma região, fechou as portas.

Na nova sede ficarão concentrados os serviços de emissão e bloqueio de cartão e recarga de créditos. O atendimento será feito em um salão climatizado de 600 m2 com 25 balcões de venda de crédito.

Os usuários que irão emitir a primeira ou segunda via de cartões contarão com 28 guichês, onze a mais do que no antigo posto. Agora, as pessoas receberão uma senha, chamada por telão eletrônico, e poderão aguardar atendimento sentadas. Há 80 cadeiras à disposição dos usuários.

“Espero que o serviço melhore porque no posto da Maciel Pinheiro havia filas que chegavam ao meio da rua”, afirmou o estudante Rosbon Pacheco, 21 anos. “Sem falar no calor insuportável, principalmente no início do mês, quando muita gente vai fazer a recarga do cartão”, acrescentou a dona de casa Maria da Conceição Silva, 42.

Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), as máquinas de autoatendimento que já estavam disponíveis no antigo espaço, na Maciel Pinheiro, também serão relocadas para a nova sede. Quinze terminais eletrônicos para os usuários fazerem recargas vão funcionar nos dias úteis, das 7h às 20h. O horário de funcionamento dos guichês no novo posto do VEM será de segunda a sexta-feira, das 8h30 até as 17h30.

Atualmente, além do posto de atendimento, os usuários também podem inserir crédito pela internet, através do site www.vemgranderecife.com.br. O carregamento embarcado, como é chamada a recarga virtual, funciona da seguinte maneira: o usuário entra no site, preenche um formulário, imprime a página e paga na rede bancária. A transferência dos créditos para o cartão é feita quando o aluno aproximar o VEM dos validadores instalados nos coletivos.

De acordo com dados do Urbana-PE, atualmente, 94% das operações realizadas nos postos de atendimento do VEM são para recarga de cartões, sendo 99% do cartão VEM Estudante. Os outros 6% dos serviços são emissão de primeira ou segunda via. O antigo posto da Maciel Pinheiro atendia em média 13 mil pessoas por dia. Em dias de pico, a unidade chegava a receber até 28 mil pessoas.

Fonte: JC.

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