segunda-feira, 29 de abril de 2013

Presos de PE são os que mais frequentam escola


Apesar da colocação, número de detentos que estudam ainda é considerado baixo (Foto: Internet)

Um levantamento do Instituto Avante Brasil revelou que os presos de Pernambuco são os que mais frequentam escolas no Brasil. Após uma minuciosa pesquisa entre 2008 e 2012, a entidade especializada no estudo da violência no país constatou que no estado pernambucano a cada mil presos, 191 estão tendo aulas. O segundo e o terceiro lugar são ocupados, respectivamente, pelo Espírito Santo e Rondônia.

O estado lanterninha nesse levantamento é o Maranhão, onde apenas 22 detentos frequentam a sala de aula para cada mil presos. Segundo a coluna Radar, de Lauro Jardim, os números gerais mostraram que na temática ressocialização o Brasil está muito atrasado e aquém das expectativas mundiais.


Lula “acredita” que Eduardo não será candidato



Ex-presidente acredita que Eduardo Campos apoiará a reeleição de Dilma (Foto: Ricardo Stuckert/ILula)

Apesar da pressão que a bancada do PT na Câmara e no Senado está fazendo para que Dilma Rousseff (PT) elimine de uma vez por toda os cargos destinados ao PSB em seu governo, a presidente, a princípio, prefere a cautela.

Segundo a Folha de São Paulo, Lula (PT) e Dilma tiveram uma reunião no início de abril para tratar do assunto. Os dois não querem transformar Eduardo Campos (PSB) em vítima, por isso, ainda estudam uma forma de excluir o governador de Pernambuco da base aliada caso o mesmo permaneça com o desejo de disputar a Presidência da República em 2014.

De acordo com o jornal, Lula ainda acredita que Eduardo vai desistir de disputar a eleições em 2014 e apoiar a reeleição de Dilma. Pelas suas últimas exposições na mídia, ficou claro que o desejo do ex-presidente está cada vez mais difícil de acontecer. Vamos aguardar.


Cafezinho todos os dias traz benefícios ao corpo



Café possui alguns minerais importantes para o organismo, dentre eles o potássio (Foto: Divulgação/Internet)











Eutalita Bezerra
Da Folha de Pernambuco

Para alguns, ele faz parte da primeira refeição do dia. Após o almoço, novamente se faz presente. Se tem uma reunião à tarde, ninguém esquece dele. No jantar, não pode faltar e compõe bem com o pão ou o cuscuz das mesas mais nordestinas. O café, uma bebida africana propagada pela Arábia, é um dos principais produtos produzidos no Brasil e se confunde com sua história. Mas não é somente de rituais, história e sabor que ele se mantém. É uma bebida natural, saudável e já considerada como funcional, por prevenir doenças, mantendo a saúde.

O café possui alguns minerais importantes para o organismo, dentre eles o potássio. “Esse mineral ajuda muito na contração muscular, na regulação dos vasos sanguíneos e também faz aquela sensação de cãibra melhorar muito. Quem tem problema de espasmos musculares apresenta bons resultados com a ingestão de alimentos ricos em potássio”, afirma a nutricionista do sistema Hapvida Saúde, Brhenda Sobrinho.

A especialista pontua, ainda, a importância do café como termogênico, isto é, como alimento que aumenta o gasto calórico do organismo, sendo indicado para quem pratica exercícios físicos. “Esse efeito é causado pela cafeína, sendo muito importante por proporcionar maior disposição”, explica.

Sobre o produto descafeinado, a nutricionista explica que ele é recomendado. “Indicamos pa­ra quem tem problema com o sono, mas não consegue deixar de tomar café durante a noite. Co­mo a cafeína é estimulante, pode prejudicar a vontade de dormir. Fora isso, ele não tem nada interessante. Pelo contrário: não tem a grande maioria dos princípios ativos e seu consumo não vale a pena”.

Para melhor aproveitar as propriedades do café, Brhenda Sobrinho indica o consumo da bebida em infusão. “É o melhor método para o aproveitamento de grande parte dos princípios ativos. Há varios tipos de preparo: no coador de papel ou de pano, ou mesmo naquelas cafeteiras direto no fogo. O vapor é quem faz com que o café libere suas substâncias, aroma e fitonutrientes, os tertenos”, esclarece.

Ainda segundo a nutricionista, o melhor tipo de café é o em grão, moído na hora, seguido pelo em pó. “Em último lugar está o solúvel, pois não tem princípios ativos. É só uma bebida gostosa. Além disso, há uma concentração de sódio muito maior, sendo contraindicado para hipertensos”, afirma.

A quantidade da ingestão também é importante. “O segredo é não exagerar. Cada pessoa deve buscar a dose diária que a satisfaz. Lembre-se de que o café é uma bebida diurna, e seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono. A primeira xícara deve ser tomada na primeira hora após o despertar e as demais, com intervalos mínimos de duas horas”, esclarece Mônica Pinto, nutricionista e coordenadora de Projetos Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O professor Eduardo França é um consumidor diário de café. Daqueles que não passa o dia sem uma caneca da bebida, e segue a premissa indicada pela Abic. Ou melhor, de quatro a cinco canecas, todos os dias. “Uma no café da manhã, outra no meio da manhã. Depois do almoço mais uma; depois à tarde e à noite. Sempre um café puro, sem açúcar”, conta.


Presidente do Egito visita o Brasil pela 1ª vez



Agência Brasil (Brasília) – O presidente egípcio, Mouhamed Mursi, virá a Brasília e São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de maio. As reuniões com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros das áreas econômica e social estão confirmadas. Mursi quer que o Egito tenha condições de integrar o grupo dos países emergentes. O governo egípcio se interessa em incrementar o comércio e adotar propostas referentes aos programas de transferência de renda.

“O presidente só virá ao Brasil nesta viagem. Os egípcios veem o Brasil como um parceiro importante e isso é bastante relevante”, disse o emissário do Brasil para o Oriente Médio mais a Turquia e o Irã, embaixador Cesário Melantonio Neto. A visita de Mursi ao Brasil é a última etapa das viagens do presidente egípcio aos integrantes do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Com quase 90 milhões de habitantes, o Egito é o país mais populoso do mundo árabe. Cerca de 60% da população é formada por jovens, que sofrem com o desemprego e a falta de perspectivas positivas para o futuro. Mursi se elegeu, em 2012, prometendo melhorar a situação econômica e social do país.

Ao lado da Arábia Saudita, a Turquia e o Irã, o Egito está entre os principais parceiros do Brasil envolvendo os países muçulmanos. Em 2012, o volume do comércio bilateral atingiu US$ 2,7 bilhões.

MOMENTO

Desde o fim do governo de Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, o Egito enfrenta momentos de instabilidade política, econômica e social. O governo tenta administrar a queda nas receitas provocada, entre outras razões, pela redução no turismo e dos investimentos estrangeiros. Ao mesmo tempo, o atual governo passou por uma série de manifestações violentas.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Comissão de Transporte da Câmara Municipal aprova rodízio de veículos no Recife


Foto: Guga Matos/JC Imagem
Em reunião na manhã desta quinta-feira (25) a Comissão de Transporte da Câmara do Recife, com a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, aprovou um projeto substitutivo confirmando a tese de restrição de veículos na capital pernambucana.

Um Projeto de Lei de 2010, de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), foi substituído por um mais rígido. Neste novo, para transitar livremente nas áreas restritas só foram abertas exceções para ambulância, veículos a serviço da polícia, taxis, transporte escolar e ônibus a serviço do transporte público. Não entram na lista nem motocicletas ou carros da imprensa, por exemplo.

O desavisado que cometer a primeira infração receberá advertência em sua residência. Mas a segunda infração já chegará em casa como multa. O prazo entre as duas infrações é de 12 meses, seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

As infrações serão consideradas de acordo com o CTB como trânsito em local/horário não permitido (Infração do código 574-60, artigo 187, I). Será considerada infração média, com multa de R$ 85,13, além de o condutor ganhar quatro pontos na carteira. O poder Executivo regulamentará onde e como será feita a restrição. A comissão colocou como referencial o último número das placas dos veículos.

O vereador Jurandir Liberal, presidente da Comissão de Transporte, espera que o projeto seja votado em sessão plenária após o feriado de 1º de maio. Se aprovada, segue para a sanção do prefeito Geraldo Julio. Se sancionado, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a restrição e colocá-la em prática.

O líder do governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN), destacou ainda que o projeto de restrição tem caráter transitório. "As restrições podem não ser definitivas. Isso ficará a cargo do Executivo. Mas se iniciam-se obras num ponto e a restrição fica necessária, ela pode ser implementada lá até o fim das obras. Depois a circulação fica livre", exemplificou.

Além de Jurandir Liberal (PT), integram a Comissão Aerto Luna (PRP) e Priscila Krause (DEM). A vereadora da oposição não participou do encontro, alegando estar com uma virose, em casa, repousando.

Humberto diz que MP ampliará competitividade


O senador foi à tribuna ressaltar que a proposta evitará filas e congestionamentos nos portos e deverá reduzir, em aproximadamente 30%, o custo com logística (Foto: Divulgação)












O senador Humberto Costa (PT), comemorou a aprovação do relatório da Medida Provisória 595, a MP dos Portos, na comissão mista que trata do tema, na última quarta-feira (24). De acordo com o petista, que foi um dos responsáveis pela flexibilização do Governo Federal com relação à MP, a medida modernizará o setor, induzirá a competição entre os portos e os terminais de uso privado e trará uma redução do custo Brasil.

Humberto destacou que o relatório, elaborado por Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do Governo no Senado Federal, prevê a criação de uma super alfândega, onde os serviços públicos de fiscalização e controle de importação e exportação, prestados pela Anvisa e Receita Federal, serão feitos sem interrupção.

“Alguns portos como os de Santos, Rio de Janeiro e Vitória já começaram a operar nesse regime em caráter experimental. No dia 3 de maio será a vez dos portos de Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza“, explicou o parlamentar. 

O senador foi à tribuna ressaltar que a proposta evitará filas e congestionamentos nos portos e deverá reduzir, em aproximadamente 30%, o custo com logística, já que os atrasos na liberação de cargas estão entre os principais custos desse tipo. O petista ainda destacou que a modificação dos critérios que nortearão as licitações de novos terminais públicos e privados vai priorizar eficiência com menor tarifa.

Humberto ainda comemorou mudanças no relatório que garantem a autonomia do Porto de Suape. O parlamentar explicou também que o porto pernambucano receberá a delegação da União para continuar a gerir o porto e ressaltou que essa medida é muito importante para o crescimento da economia da região.

“O Nordeste cresceu mais do que o dobro do Brasil nos últimos anos, e Suape tem sido uma grande alavanca no desenvolvimento da região e do Estado. Essa, portanto, foi uma importante vitória de Pernambuco, a preservação da autonomia de Suape”, disse Humberto Costa.


Prefeitos elegem dívidas como “o grande problema”



Agência Brasil (Brasília) – O novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati (PDT), disse hoje (25) que a redução do custo da dívida dos municípios com a União, a modernização da lei de licitações e a busca de tarifas de transporte público menores são prioridades de sua gestão.

“Reduzir o limite de comprometimento das receitas com o pagamento das dívidas é tema fundamental que hoje asfixia um grande número de prefeituras e precisa de tratamento rápido e sério”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, em seu discurso de posse, durante o 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que teve a presença do presidente em exercício Michel Temer.

Fortunati, que comandará a entidade no biênio 2013/2014, disse que a nova diretoria solicitará audiência com os ministros do Supremo Tribunal Federal e seu presidente, Joaquim Barbosa, para discutir o pagamento dos precatórios. “Isso criou uma angústia muito grande entre os gestores e certamente acabou criando uma base muito forte para a instabilidade das finanças públicas municipais”

Quanto às tarifas de transporte público, com reflexo direto na população, Fortunati prometeu aumentar os esforços da frente nesse sentido. Segundo ele, o governo federal é um aliado nesse assunto. “Temos, e isso nos deixa muito felizes, uma clara compreensão, por parte da equipe do governo, que passagem de transporte coletivo veio para compor a cesta básica do cidadão brasileiro”.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que tomou posse como primeiro vice-presidente da instituição, disse que os municípios podem ser braços importantes de uma agenda de desenvolvimento nacional, a partir do investimento público. Segundo ele, os municípios têm capacidade de gestão e planejamento, mas muitas vezes falta apoio para a execução de obras que o país precisa.

“Eu penso que [investimento público] é o que vai fazer o Brasil voltar aos patamares de desenvolvimento compatíveis com o nosso potencial. Para voltar a crescer 4% ou 5%, nós precisamos recuperar a agenda de investimento público no Brasil”, disse Haddad, que na semana passada se reuniu com a presidenta Dilma Roussef, para buscar o alinhamento dos projetos do município de São Paulo aos investimentos do Programa de Aceleração de Investimentos.


BNDES cria diretoria para expandir financiamento fora



O BNDES criou uma nova diretoria que terá como objetivo principal buscar mais investimento para as empresas do Brasil que exportam bens e serviços exclusivamente para os países da América Latina, África e Caribe. O nome da pessoa que vai ocupar o novo cargo no BNDES ainda não foi anunciado pela cúpula do banco.
Publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (22), o objetivo principal da nova diretoria será cuidar de todos os assuntos relacionados aos países da América Latina, África e Caribe.

Especula-se que um dos motivos para criação dessa nova área no BNDES se deva ao recuou de 34% nos desembolsos a empresas nacionais com atuação em países na América Latina em relação a 2011. O recuo passou de US$ 1,641 bilhão para US$ 1,070 bilhão no ano passado.

Antes da criação dessa nova diretoria, o departamento de Comércio Exterior do BNDES era o responsável por todos os assuntos referentes a financiamentos de projetos das empresas brasileiras fora do país.


Gastos acima de US$ 20 mil no exterior devem ser declarados



Com o objetivo de mapear o desempenho das empresas brasileiras no exterior, a Receita Federal instituiu para este ano uma nova exigência: todos os gastos com transporte, alimentação, hospedagem e saúde de brasileiros fora do Brasil precisam informar ao Fisco como e quando esses valores foram gastos.

A medida, porém, vale apenas para os brasileiros que gastarem mais de US$ 20 mil por mês com essas despesas acima citadas. Toda inserção das operações fora do País deve ser feita no próprio site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) na seção e-CAC.

Além de querer mapear o comportamento dos brasileiros no exterior, a Receita Federal também quer evitar lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, além de cruzar os dados com as respectivas declarações de IR.

Apesar de solicitar a informação, a não inclusão dos dados não acarretará em punição. Em outras palavras, Receita Federal não tem autorização legal para multar os brasileiros que se recusarem a utilizar esse serviço, segundo a recente Portaria publicada. Apenas devem informar ao e-CAC as empresas brasileiras que tiverem despesas de até R$ 1,5 mil por mês.

Para utilizar o e-CAC o contribuinte deverá solicitar, na própria página da Receita, o cadastramento de um código para acesso. Para esse serviço é necessário informar, além do CPF e data de nascimento, os números das duas últimas declarações anuais do IRPF.


Rendimento do trabalhador cresce 0,6% em março



Agência Brasil (Rio de Janeiro) – O rendimento médio real habitual dos trabalhadores brasileiros em março de 2013 ficou em R$ 1.855,40, valor 0,6% maior que o do mesmo mês do ano passado (R$ 1.844,93), divulgou hoje (25) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal do Emprego. Apesar disso, houve queda de 0,2% em relação a fevereiro.

A variação do rendimento médio na comparação com março do ano anterior foi menor que a registrada entre março de 2012 e março de 2011, quando houve aumento de 5,6%. O crescimento real de 0,6%, sem o efeito da inflação, chegaria a 7%.

A pesquisa é domiciliar e realizada por amostragem nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre.

A massa de rendimento real habitual (R$ 42,8 bilhões) das regiões pesquisadas também foi menor em relação a fevereiro, com queda de 0,6%. Na comparação com março do ano passado, houve aumento de 1,6%.

Já o número de ocupados ficou praticamente estável, com queda de 22,974 milhões para 22,922 milhões.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Jaboatão recebe selo Pró-equidade de Gênero e Raça



A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi contemplada com o selo “Pró-equidade de Gênero e Raça”. A honraria é concedida pelo Governo Federal através da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com a ONU Mulher, Agência das Nações Unidas para o Empoderamento da Mulher e Organização Internacional do Trabalho.

O prêmio reconhece o trabalho de entidades públicas e privadas que executam ações voltadas para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, baseadas no desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. É um passo na eliminação de todas as formas de discriminação ao acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.


Sérgio Leite quer PT na oposição em Paulista



Deputado não prevê apoio à gestão pessebista em Paulista (Foto: Jedson Nobre/Arquivo Folha)











O deputado estadual Sérgio Leite (PT) voltou a defender a expulsão dos petistas da cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife, que se aliaram ao atual prefeito Júnior Matuto (PSB). Em sua página do Facebook, o político também desmentiu quaisquer rumores de que estaria deixando o Partido dos Trabalhadores.

“Em toda a minha trajetória, como sindicalista, vereador, deputado, nunca abri mão de minhas convicções. Estou unido aos petistas de verdade do Paulista, ao PT estadual e nacional. Em nenhum momento foi cogitada qualquer possibilidade de minha saída do PT, um partido que ajudei a construir em Pernambuco”, relatou na mídia social.

Em sua postagem, Sérgio Leite, candidato derrotado nas últimas eleições no município, voltou a defender a continuação do seu partido na oposição à atual gestão. “Tivemos mais de 50 mil votos e, aqueles que não querem respeitar a decisão dos eleitores de Paulista, que confiaram no modo petista de governar e acreditam na nossa oposição para continuar lutando por uma política séria na cidade, é que devem se afastar da legenda e se explicar à população”, explicou Leite.

Em outras palavras, o deputado petista mandou um recado para o vereador de Paulista Fábio Barros (PT), que na última semana, foi nomeado pelo prefeito socialista para ocupar a recém-criada Secretaria de Meio Ambiente. “O PT não pode se unir a um prefeito com o maior volume de processos eleitorais já registrados na história da cidade, com diversas irregularidades, como abuso do poder econômico, uso de máquina pública, campanha antecipada e tantas outras”, finalizou Sérgio Leite.


Brasileiros acham fácil desobedecer leis no País



Quando se trata de leis, a maior parte da população do Brasil reconhece que é fácil desobedecê-las. Pelo menos essa é a percepção de 82% dos entrevistados em uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada na última terça-feira (23), que avaliou o comportamento do brasileiro em relação ao cumprimento das leis. O estudo também revela que, para 79% dos entrevistados, o cidadão apela, quando existe a oportunidade, para o conhecido “jeitinho” de resolver as coisas. As informações são do jornal Correio Braziliense.

Mesmo que a maior parte dos entrevistados considere fácil burlar as regras, o Índice de Percepção do Cumprimento da Lei, ou seja, a impressão geral sobre a quantidade de pessoas que respeitam as normas teve uma pontuação de 7,3, em uma escala de 0 a 10. O 10 seria o total comprometimento com o respeito e o cumprimento das leis.

Segundo a professora de direito da FGV Luciana de Oliveira Ramos, que participou da pesquisa, os dados podem refletir a disposição do brasileiro de buscar boas razões para cumprir a lei.
“As pessoas têm a impressão de que, de uma maneira geral, as leis são cumpridas, mas não é cumprida de prontidão. Parece que é necessário haver uma relação de custo x benefício. Em outros países, como Alemanha, se cumpre mais as normas somente por que são leis”, disse à publicação.

O estudo ainda aponta que quanto maiores a escolaridade e a reda, menor é a impressão de cumprimento da lei. Segundo a professora, isso pode significar que quanto mais dinheiro e estudo tem a pessoa, mais pessimista ela é em relação à própria sociedade.


80 mil servidores devem receber aumento de 15%



Uma boa notícia para os servidores públicos. Na última terça-feira (23), a Câmara aprovou um aumento de 15% para 80 mil servidores públicos divididos em sete carreiras. Serão três parcelas anuais de 5%. Agora, o projeto será encaminhado à sanção da presidente Dilma Rousseff (PT). As informações são do Congresso em Foco.

Esse reajuste beneficia bombeiros, policiais civis e militares do Distrito Federal; auditores fiscais e analistas da Receita; auditores fiscais do trabalho; analistas e técnicos do Banco Central; analistas e especialistas em infraestrutura; analistas e agentes Susep e Comissão de Valores Mobiliários (CVM); além de carreiras e cargos de desenvolvimento agrário.

No entato, a Câmara rejeitou a proposta de pagar os funcionários da Superintendência de Seguros Privados (Susep) na forma de subsídio, sem os “extras” no contracheque. De acordo com a publicação, o deputado Amauri Teixeira (PT) recuou da  medida que havia proposto antes com a ideia de que se o texto permanecer e for vetado, os servidores dessas carreiras ficarão sem o aumento que é previsto.

De acordo com o Ministério do Planejamento, são 80 mil servidores beneficiados e o impacto orçamentário será de R$ 820 milhões em 2013 e R$ 1,7 milhão em 2014.


Alimentos fazem inflação semanal diminuir



Agência Brasil (São Paulo) – O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou variação de 0,54% na terceira semana do mês de abril. O resultado é 0,11 ponto percentual abaixo da taxa registrada na semana anterior.
O índice do grupo alimentação, principal responsável pela redução do IPC-S, passou de 1,37% para 1,13%. Nessa classe de despesa, destacou-se o item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de 11,93% para 9,77%.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos habitação (de 0,62% para 0,50%); educação, leitura e recreação (de -0,05% para -0,4%); transportes (de 0,28% para 0,24%); comunicação (de 0,24% para -0,04%) e despesas diversas (de 0,28% para 0,24%).

Já os grupos que apresentaram acréscimo foram os de saúde e cuidados pessoais (de 0,6% para 0,79%) e vestuário (de 0,4% para 0,56%).


Apple tem primeira queda de lucro líquido em 10 anos



Apesar de um aumento na receita em relação ao mesmo período do ano anterior, a Apple revelou na última terça-feira (23) que houve uma queda de seu lucro líquido trimestral. Isso acontece pela primeira vez em quase dez anos. Entres os meses de janeiro e março, o lucro líquido do grupo caiu 18% e atingiu os US$ 9,5 bilhões em receitas. No mesmo período de 2012, o montante foi de US$ 11,6 bilhões. E a última queda de nível igual a este foi entre abril e junho de 2003, quando o lucro líquido da empresa era de US$ 32 milhões. As informações são do jornal Correio Braziliense.
A Apple anunciou que vai repassar US$ 100 bilhões para seus acionistas até o fim do mês de setembro de 2015. O montante é de 55 milhões a mais do que o anunciado em 2012. A empresa também anunciou que a autorização de recompra de ações foi elevada de 10 a 60 milhões de dólares.

Desta forma, a companhia tenta responder às críticas de um fundo de ativista que a acusa de possuir uma grande quantidade de dinheiro líquido e de não fazer o suficiente para beneficiar seus acionistas.

A medida também tem como objetivo de elevar sua cotação na Bolsa. A sua ação passou recentemente para US$ 400, enquanto em setembro, subiu para mais de US$ 700. No segundo semestre, os resultados da Apple foram menos negativos do que o mercado temia. O lucro por ação foi US$ 10,9, o que significa 2 centavos a mais do que a previsão média dos analistas. Além disso, as vendas cresceram 11%.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dilma garante investigação no Minha Casa, Minha Vida


Presidente afirma que problemas podem ocorrer no programa (Foto:Reprodução/Internet)









(AG) – A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que o governo tem a obrigação de investigar fraudes no programa Minha Casa Minha Vida. Ela admitiu que, por conta da dimensão do programa, é possível que haja problemas, mas que o governo tem o dever de combatê-las. A presidente falou sobre o tema, questionada pela imprensa sobre as denúncias publicadas pelo GLOBO de que a empresa RCA engenharia comandava um esquema de empresa de fachada destinada a repassar recursos para o Minha Casa Minha Vida em municípios de até 50 mil habitantes. Na semana passada, o Senado aprovou pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar auditoria no programa.

“Fraude, minha querida, em um programa desse tamanho também pode ocorrer. A minha obrigação, a obrigação do governo é combatê-las, combatê-las. Assegurar que eles terão a casa da melhor qualidade possível. Sabe por que eu falo isso? Porque o nosso país tem ótimas tradições, mas tem tradições que não são muito boas, herdadas da escravidão e que acham que o povo brasileiro, de baixa renda, merece qualquer coisa. Eu não fui eleita para dar casas de qualquer jeito para a população brasileira”, disse.
A presidente afirmou que o governo do tucano Fernando Henrique não fez um programa de moradia popular desse porte por falta de convicção ou devido à “crise do Estado”. Ela apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 1 milhão de moradias e que em seu governo ela contratará mais 2,4 milhões. E que as casas terão piso de cerâmica ou de lâmina de madeira, inclusive as já entregues no governo passado. Quanto aos problemas de rachaduras em algumas casas do programa, Dilma disse que as falhas são raras.


Conta de luz será reajustada em 0,79%



Após uma série de embates entre a Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal e a concessionária que detém o controle do abastecimento de energia elétrica em Pernambuco, a Celpe, a conta de luz dos pernambucanos sofrerá um reajusto aquém do que era esperado pela empresa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (23), um aumento médio de 0,79% para clientes domésticos. A proposta anterior era de que o resultado ficasse na Casa dos 7%.

“É uma vitória para o povo de Pernambuco. Não chega a ser um resultado negativo, mas conseguimos evitar um aumento significativo na conta de luz dos cidadãos do nosso Estado. Esse percentual de 0,79% é um recuo muito importante”, analisou o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, Eduardo da Fonte (PP).

Para os setores industrial e empresarial, o reajuste médio ficará entre 1,97% e 0,19%. No mês passado, a Aneel divulgou a informação de que a diminuição média seria de 3,45%, sendo 1,81%, para as residências, e 6,93%, para indústrias. Contudo, após revisão do quadro local, resolveu diminuir o nível da redução.


Direitos de domésticos deverão ser pagos em 120 dias



Cento e vinte dias deverá ser o prazo de carência para os patrões para começar a pagar os novos direitos assegurados aos trabalhadores domésticos. Esse prazo vai começar a contar a partir da aprovação da proposta de regulamentação dos benefícios assegurados pela Constituição à categoria. De acordo com o relator da comissão mista que analisa o tema, senador Romero Jucá (PMDB), a previsão é que os parlamentares concluam a votação até o fim do próximo mês. Se realmente o prazo de carência ficar estabelecido em 120 dias, os empregadores terão até outubro para arcar com as novas despesas. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, esse prazo é necessário para que o Ministério da Previdência e a Caixa Econômica Federal realizem ajustes nos sistemas que viabilizem o uso de uma única guia de recolhimento para o FGTS e INSS.

Na última segunda-feira (22) o relator informou que o banco de horas que será implementado para os empregados domésticos terá duração de um ano. Além disso, o peemedebista disse que as novas regras para a categoria vão autorizar a jornada superior à fixada em lei. 

Contudo, para implementar as mudanças, será necessário aprovar dois Projetos de Lei, segundo o parlamentar. Um deles que cria um regime de trabalho mais flexível para a categoria, e o outro que vai regulamentar a contribuição obrigatória para o FGTS de 8% e a multa nas demissões sem justa causa.

Romero Jucá também afirmou que apresentará o relatório aos membros da comissão da qual faz parte até a próxima quinta-feira (25).


Saúde libera R$ 50 milhões para construção de Caps



Agência Brasil (Brasília) – O Ministério da Saúde anunciou hoje (23) a liberação de R$ 50 milhões para a construção de centros de Atenção Psicossocial (Caps) em todo o país. Segundo a pasta, serão priorizados os serviços de atendimento 24 horas a dependentes de álcool e drogas e as unidades de Acolhimento.

A orientação do governo é para que os gestores interessados em construir um Caps ou uma Unidade de Acolhimento (UA) acessem a Portaria 615, publicada na semana passada, para dar início ao processo. O valor dos incentivos para financiamento varia de acordo com o tipo de estabelecimento (de R$ 500 mil e R$ 1 milhão).

De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que o governo federal repassa recursos para a construção desses serviços. Antes, a edificação ou aluguel dos espaços cabia ao município, o que dificultava a expansão da rede, muitas vezes por falta de locais adequados.

Dados do ministério, dão conta de que existem hoje 1.891 Caps em funcionamento, com o objetivo de oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social de usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Já 60 as unidades de Acolhimento foram instituídas para oferecer atendimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e proteção em rede.


Decreto limitou recursos de Secretaria de Segurança



Criada em 2011 com o objetivo de planejar, definir, implementar, coordenar, acompanhar e avaliar as ações de segurança pública para grandes eventos, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) teve orçamento autorizado de R$ 643,6 milhões. Contudo, a pasta empenhou apenas R$ 451,6 milhões e foram desembolsados somente R$ 105,7 milhões. Algo que merece atenção especial se considerado o fato de a Copa das Confederações, um dos mega eventos que o Brasil vai sediar, que acontecerá em pouco mais de 50 dias, em seis capitais brasileiras. As informações são do portal Contas Abertas.

A secretaria justificou que o Decreto 7.680, que dispôs sobre o limite de movimentação e empenho, afetou a execução das ações de segurança. De um total de R$ 5,4 bilhões de dotação previstos para o Ministério da Justiça, do qual a pasta está vinculada, apenas foram disponibilizados R$ 3,1 bilhões.

De acordo com a secretaria, o planejamento em curso não será alterado devido ao ataque em Boston, nos Estados Unidos, pois já foram realizados seminários com especialistas da Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. 

“A troca de informações com diversos países do mundo estão sendo estabelecidas a fim de mitigar tais incidentes. Orçamentariamente está previsto executarmos todo o nosso crédito”, explicou a pasta à publicação.

Segundo a publicação, a principal iniciativa, que teve R$ 351,7 milhões dotados para 2012, de Implementação de Solução Integrada dos Sistemas de Inteligência, de Gestão da Informação e de Telecomunicações para Grandes Eventos, por exemplo, o limite de empenho foi de R$ 270,8 milhões. Contudo, do total de R$ 270,2 milhões foram reservados em orçamento, mas nada foi pago.
Já a segunda maior ação da Sesge – Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública para Grandes Eventos – teve limite de orçamento de R$ 189,7 milhões. Segundo a publicação, a previsão era que o orçamento atingisse os R$ 219,6 milhões.

A Sesge também tem a ação de Fortalecimento das Instituições de Defesa Civil e Corpos de Bombeiros para Grandes Eventos. Do orçamento de R$ 6,8 milhões, o total de R$ 1,7 milhão foi empenhado. No entanto, efetivamente, nada foi pago.

Para este ano, as ações da pasta somam R$ 545,1 milhões. Desse montante, R$ 513,1 milhões vem sendo destinados à ação de Implementação do Plano Nacional de Segurança para a Realização dos Grandes Eventos. Outros R$ 32 milhões estão sendo destinados para a Implementação de Solução Integrada dos Sistemas de Inteligência, de Gestão da Informação e de Telecomunicações para Grandes Eventos.


Desemprego na AL e no Caribe cai para menor nível



Agência Brasil (Brasília) – O desemprego na América Latina e no Caribe atingiu 6,4% em 2012, o menor nível em 20 anos, divulgou hoje (23) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O número representa queda em relação a 2011, quando o total de trabalhadores parados tinha atingido 6,7%.

O levantamento leva em conta o desemprego aberto urbano, abrangendo apenas moradores das cidades que estão procurando emprego. De acordo com a Cepal, o desempenho do mercado de trabalho fez o total de desempregados na região diminuir em 400 mil no ano passado. No entanto, cerca de 15 milhões de pessoas permanecem sem trabalho nas zonas urbanas da região.

De acordo com a entidade, o desempenho do mercado de trabalho impediu uma queda maior no crescimento econômico da América Latina e do Caribe no ano passado. Segundo a pesquisa, o Produto Interno Bruto (PIB) da região aumentou, em média, 3% no ano passado, afetado pelo lento crescimento dos Estados Unidos, pelo agravamento da recessão na Europa e pela desaceleração na China. 
Apesar do baixo crescimento em diversos países do continente, a Cepal ressaltou que a demanda interna foi uma das principais impulsionadoras do crescimento regional em 2012. Além da queda do desemprego, a entidade mencionou a expansão do crédito para as famílias como fator essencial para a manutenção da demanda e do consumo interno. No caso da América Central e do Caribe, o aumento da remessa de emigrantes para esses países contribuiu para não desaquecer a renda da população.

Para 2013, a entidade reduziu de 3,8% para 3,5% a previsão de crescimento médio para a região. Segundo a Cepal, o baixo dinamismo da maioria das economias do continente, a manutenção das incertezas internacionais e a recuperação mais lenta que o previsto do PIB no Brasil e na Argentina contribuíram para a redução das estimativas para este ano.


Lula será colunista do ‘The New York Times’



O ex-presidente Lula aceitou o convite do jornal norte-americano The New York Times para assinar uma coluna mensal no periódico. Conforme a assessoria do petista, ele produzirá textos sobre política e economia internacional, além, claro, de iniciativas de combate à miséria. O acerto foi celebrado, na última segunda-feira (22), pelo cacique e o diretor-geral do serviço de notícias da empresa estrangeira, Michael Greenspon.

No início de abril, o The New York Times publicou um artigo de Lula, no qual o ex-presidente afirmou que o recém-falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou um grande legado para a América do Sul.

Ontem,  também em Nova York, Lula recebeu o  prêmio “Em Busca da Paz”, conferido pelo International Crisis Group, organização voltada a prevenção de conflitos internacionais, por suas contribuições na área social.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Humberto Costa reúne prefeitos da Mata Norte



Senador assume a interlocução entre gestores e governo Federal (Foto: Divulgação)












Dando sequência à sua agenda pelo Interior do Estado, o senador Humberto Costa (PT) reuniu, no último sábado (20), prefeitos da Mata Norte, no município de Vicência. O encontro teve como objetivo discutir os problemas das cidades, que também foram afetadas pela seca, além de observar possibilidades de novos investimentos do Governo Federal na região. O petista disse ao gestores que trabalhará na interlocução com a gestão comandada pela presidente Dilma Rousseff (PT), para a conquista de ações para amenizar os efeitos da estiagem.

“Foi um encontro muito interessante porque reuniu prefeitos de vários municípios e onde pudemos conversar sobre ações do Governo Federal na área de educação, saúde, habitação, entre outras. Aqui nós assumimos o compromisso de ajudar no que for possível na interlocução com o Governo Federal”, afirmou o senador.

Na ocasião, Humberto adiantou que o Governo Federal deverá realizar um encontro em Pernambuco, ainda neste primeiro semestre, com os prefeitos dos 181 municípios. O evento , que é promovido pela secretaria de Relações Institucionais, vai orientar os gestores sobre os projetos em execução e encaminhar as demandas de interesse dos municípios.

“Foi uma agenda muito proveitosa. O senador Humberto Costa é um político de muita sensibilidade e ele passou para os prefeitos a sua preocupação em aprimorar a comunicação entre os municípios e o Governo Federal. A agenda do Governo Federal em Pernambuco é muito importante por causa do momento de seca que estamos vivendo e das dificuldades econômicas que estão passando os municípios. Essa participação nos anima e traz esperança”, afirmou o prefeito de Paudalho, José Pereira (PSB). Também marcaram presente na ocasião os prefeitos e lideranças das cidades de São Vicente Ferrer, João Alfredo, Orobó, Lagoa do Carro e Vicência.

Na próxima segunda-feira, o senador Humberto Costa estará em Petrolina (Sertão). No município sertanejo, o senador deverá reunir lideranças, além de visitar o Hospital do Câncer do município e a Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina, Facape.


Motorista desrespeita ciclofaixa no Recife. Alô, CTTU!


Motorista não respeita espaço destinado aos ciclistas (Foto: Recife Politicando)











Em tempos de Ciclofaixa Móvel, ainda há quem não entenda a necessidade de garantir o espaço para quem quer curtir sua bike no Recife. O perfil Recife Politicando, do Facebook, flagrou esse desrespeito ao trânsito, aos cidadãos e à própria cidade. Está mais do que na hora da CTTU trabalhar fortemente para impedir que cenas assim sigam se repetindo na capital pernambucana. O recifense já não aceita mais esse tipo de postura.

Gripe: 5,5 milhões foram vacinados no Brasil



Agência Brasil (Brasília) – Balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 5.585.779 de pessoas foram vacinadas contra a gripe até as 12h de ontem (20), quando foi feito um dia de mobilização nacional contra a doença. O número representa 17,5% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas.

A meta do governo é imunizar 80% dos chamados grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (período de puerpério), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos. A população carcerária também vai receber a dose.

Foram vacinadas 599 mil de crianças (13,71%); mais de 432 mil trabalhadores de saúde (12,67%); 301 mil gestantes (13,81 %); 3,5 milhões de idosos (16,8%); 59,8 mil índios (9,94%); 68,8 mil mulheres em período de puerpério (19,18%); 665 mil doentes crônicos e 14 mil pessoas privadas de liberdade.

A campanha segue até a próxima sexta-feira (26) em todo o país. Por meio de nota, o ministério reforçou que a vacina é segura e constitui a principal arma na tentativa de reduzir complicações, casos graves e mortes provocadas pela gripe.

De acordo com a pasta, estudos demonstram que a vacina pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, a dose pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

“A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS [Organização Mundial da Saúde] e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou a nota.


Mercadante segue internado, mas apresenta melhora


Ministro foi internado após sentir dores no corpo (Foto: Valter Campanato/ABr)












Do Folhape

SÃO PAULO – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, permanece internado no Hospital das Forças Armadas em Brasília, mas seu quadro clínico apresenta melhora, informa a assessoria do ministro no site da pasta. O boletim deste sábado (20), assinado pelo médico Túlio Fonseca Chebli, diretor do hospital das Forças Armadas, informa que a evolução do quadro clínico do paciente “é muito boa, com desaparecimento da dor abdominal e normalização dos parâmetros laboratoriais.”

O ministro foi internado na tarde da última quinta-feira (18) após sentir mal-estar e dores no corpo. Exames realizados ontem apontaram diagnóstico de processo inflamatório discreto, “compatível com apendagite epiplóica”. O tratamento recomendado foi de dieta alimentar, antibióticos e repouso.