sexta-feira, 19 de abril de 2013

Seca cancela tradicional Festival Nacional de Jericos



A pior estiagem dos últimos 50 anos tem provocado cada vez mais prejuízos à população do Semiárido pernambucano. O mais novo exemplo disso é o cancelamento do tradicional Festival Nacional de Jericos realizado no município de Panelas (Agreste). A prefeitura resolveu não empreender o evento, que ocorre sempre no dia 1º de maio há 40 anos, por conta da falta de abastecimento de água, registrada desde fevereiro deste ano.

Conforme o prefeito Sérgio Miranda, o acordo celebrado entre o município e a Compesa, durante audiência pública realizada em fevereiro, para o abastecimento da cidade, não fora cumprido pela estatal.

“Naquela ocasião, ficou acordado que a Compesa abasteceria a cidade com carros pipas e viabilizaria, em caráter emergencial, a transposição de águas da Barragem Patameiro. O que resolveria o problema do desabastecimento do município”, afirmou Sérgio Miranda, destacando que o prazo de execução desta obra que era 45 dias. “Não aconteceu”, cravou o gestor.

O prefeito justifica que o cancelamento do Festival Nacional de Jericos também é um caminho que foi encontrado para não agravar a situação dos moradores do município. “Se Panelas não tem água nem para a população do município, imagine garantir a higiene para toda esta população flutuante (cerca de 100 mil). Qual a impressão que os turistas levariam da cidade?”, questionou o gestor.


Nenhum comentário :

Postar um comentário