Em parceria com o Exército Brasileiro, o Ministério da Integração Nacional vai aumentar em 30% a frota de veículos da chamada Operação Carro-Pipa, que está ajudando a levar água de forma emergencial às famílias do Sertão. Ao todo, serão agora mais de seis mil pipeiros trabalhando em todo o Nordeste. Apenas em Pernambuco já são 826 veículos circulando em 92 municípios, com uma população atendida de 578.943 pessoas. Em todo o semiárido, mais de 3,5 milhões de pessoas são atendidas por carros-pipa em 763 municípios.
Paralelo as ações emergenciais, o Ministério da Integração Nacional está investindo em obras estruturantes, como canais e adutoras, para resolver o problema da seca no semiárido brasileiro. A Adutora do Pajeú, que cruza boa parte do Sertão pernambucano até a Paraíba, é um exemplo disto. Com primeiro trecho lançado no mês passado, o empreendimento resolveu o problema de racionamento para mais de 70 mil pessoas que vivem em Serra Talhada/PE e já deverá atender a outras cidades nos próximos meses.
O governo federal também investe na perfuração de poços e na instalação de cisternas. Estas últimas possuem capacidade de 16 mil litros, quantidade suficiente para abastecer uma família, de até cinco pessoas, por pelo menos oito meses. Até o fim de 2014, serão 750 mil cisternas instaladas, sendo 130 até junho e 240 mil até dezembro deste ano.
Nenhum comentário :
Postar um comentário