terça-feira, 16 de abril de 2013

Explosões em Boston deixam três mortos e vários feridos nesta segunda


Causas ainda são desconhecidas, mas Obama já ordenou apoio federal nas investigações. Itamaraty declarou que não há brasileiros entre as vítimas


Reprodução / Twitter @theoriginalwak
Explosões ocorreram por volta das 16h (de Brasília), ao lado do Hotel Fairmont Copley Plaza, que foi fechado

Duas explosões provocaram a morte de pelo menos três pessoas e deixaram mais de 130 feridas, 17 delas, internadas em estado crítico. As explosões ocorreram na tarde desta segunda-feira (15), na linha de chegada da Maratona de Boston, Massachusetts (EUA). Os números foram confirmados em entrevista coletiva dada por representantes do governo do estado americano. 
As autoridades investigam a origem das duas explosões, que ocorreram por volta das 15h (16h de Brasília). O incidente ocorreu próximo à linha de chegada, ao lado do Hotel Fairmont Copley Plaza. Considerada uma das maratonas mais tradicionais do mundo, esta era a 117ª edição da prova, que faz parte das cinco corridas do "World Marathon Majors", que agrupa, desde 2006, as cinco maiores maratonas do mundo (Nova York, Chicago, Berlim, Londres e Boston).  As investigações do atentado foram assumidas pelo Federal Bureau of Investigation (FBI).
Confira imagens do momento exato da primeira explosão, próxima à linha de chegada
As imagens transmitidas pelas emissoras mostraram serviços de emergência médica, bombeiros e policiais trabalhando no local, em um cenário composto por muitos destroços, fumaça e alvoroço alvoroço. Nas redes sociais, poucos minutos após o ocorrido, já circulavam vídeos (veja acima) que mostram o momento exato da explosão da primeira bomba, detonada poucos segundos antes da posterior.




    O Itamaraty divulgou nota oficial menos de 1 hora após o ocorrido, informando que, até o momento, não há brasileiros entre os mortos e feridos, embora 131 atletas brasileiros tenham participado da prova em Boston.
    Mais tarde vieram à tona informações referentes a uma explosão numa biblioteca de Boston, mas autoridades locais informaram posteriormente tratar-se de um ato incendiário sem relação com as explosões na linha de chegada da maratona.

    OBAMA

    O presidente Barack Obama, após ser informado sobre as explosões, ordenou que as tarefas de investigação e resposta recebam apoio federal, informou uma fonte da Casa Branca. "O presidente deu instruções a seu governo para que ofereça a ajuda que for necessária à investigação e resposta" às duas explosões, disse a fonte, que pediu anonimato em entrevista à agência EFE.
    Por sua vez, o vice-presidente Joe Biden, que tinha convocado uma conferência telefônica para falar sobre os debates no Congresso em relação ao controle das armas, disse orar pelos feridos. "Nossa orações estão com aquelas pessoas em Boston que sofreram ferimentos", disse Biden, que afirmou não ter detalhes das causas das explosões, apenas declarado que "aparentemente tenha sido uma bomba".


    Nenhum comentário :

    Postar um comentário