Do Folhape
O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (16), que nenhuma proposta de licitação das linhas de ônibus foi apresentada. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, o órgão vai analisar o que levou os empresários a não apresentarem suas propostas na sessão aberta, nesta terça, e garantiu que vai republicar o edital de licitação em 30 dias.
“Mais de 150 cópias do edital foram retiradas no Consórcio, de forma presencial ou pela internet. Tivemos, inclusive, três empresas de fora do Brasil, de Madrid, Nova Iorque e Barcelona, que mostraram interesse em concorrer ao processo, no entanto ninguém apareceu à sessão”, revelou o presidente.
Lançado em 16 de janeiro deste ano, com abrangência nacional e internacional, o processo licitatório tem o objeto de definir as empresas que vão explorar as 391 linhas de ônibus, inclusive os veículos modelo TRO, que vão operar nos corredores exclusivos. Esse número leva em consideração o cenário de 2014 quando estará em funcionamento na Região Metropolitana um total de 25 Terminais de Integração. O custo previsto da licitação era de R$ 15 bilhões, com contratos de 15 anos, renováveis por mais 5 anos.
O edital também previa a divisão da rede de linhas em sete lotes, onde cada um não poderia ultrapassar os 20% do número de linhas. Pelo edital, a garantia de melhorias aos usuários do transporte também estava claro quando exigia que toda a rede do SEI (1400 ônibus) estivesse renovada até 2014, com todos os veículos com ar-condicionado e câmbio automático. Além disso, indicadores de qualidade foram criados e iriam influenciar diretamente na remuneração dos operadores, uma vez que a satisfação dos usuários seria aferida e o cumprimento das viagens, dos intervalos entre um ônibus e outro e a quebra dos veículos também seriam levados em consideração.
O presidente Nelson Menezes ponderou que talvez a dinâmica da rede de transporte, em virtude dos investimentos estruturadores que estão em curso na Região Metropolitana do Recife, possa ser um motivo que gere incerteza aos empresários. “Não sabemos, mas é um ponto que precisamos analisar. Estamos com uma rede em constante mudança, construindo novos Terminais Integrados e os corredores exclusivos de TRO, cuja demanda de usuários ainda é incerta”, lembrou. Hoje são 16 Terminais em operação e cerca de 800 mil passageiros no SEI. Até 2014, serão 25 Terminais e uma previsão de dobrar o número de usuários. Outro ponto destacado pelo presidente é a crise internacional, o que também pode ter dificultado a participação de empresários de fora do país.
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