sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

“Prévia é sempre traumático”, destaca Eugênio

(Foto: Mauro Rodrigues/Arquivo Folha)

O recado do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a petistas pernambucanos – sobretudo ao senador Humberto Costa e ao deputado e ex-prefeito João Paulo – reverberou no Estado. O primeiro a concordar com as palavras do dirigente máximo do Partido dos Trabalhadores foi o presidente estadual do partido, o deputado Pedro Eugênio. Sucinto, Eugênio lembrou que a legenda trabalha pelo consenso interno, mas que, caso não chegue ao entendimento, não descarta a hipótese de prévias. Contudo, o parlamentar fez questão de frisar: “Prévia é sempre traumático”.

“Essa declaração (de Rui Falcão) faz sentido à medida que não consigamos construir o consenso no partido. Mas estamos trabalhando pelo consenso, na procura pela construção do consenso e, ao final, se não construirmos, temos que ter nomes. O que não falta ao partido é quadro”, ponderou Pedro Eugênio. Eugênio e Falcão tiveram um encontro anteontem, em Brasília, onde o dirigente nacional foi informado sobre o cenário eleitoral do Recife.

Pedro Eugênio lembrou que, até o momento, o único postulante no PT é o prefeito João da Costa, candidato natural do partido e que coordena o processo político. “Se a construção não ocorrer, não haver convergência em torno do prefeito João da Costa, ou se aparecer algum nome para disputar, não descartamos as prévias. Mas prévia é sempre um processo muito traumático. É uma disputa que acirra os ânimos”, reforçou, logo reafirmando que o PT está no período de buscar o consenso. “Isso (consenso) é questão de tempo. Ainda temos tempo para construir e investir no consenso”, despistou.

À Folha de Pernambuco, Rui Falcão mandou um recado velado aos “petistas de oposição” à reeleição do prefeito João da Costa. “Nós temos regras internas no partido e uma delas é a realização de prévias quando há mais de um candidato colocado na legenda. Toda vez que a unidade não é possível, se realiza as prévias. Tentamos construir a unidade e em várias cidades conseguimos isso, mas também temos vivências de prévias que mantiveram a unidade do partido. No Recife, nós vamos colocar isso: ou construímos a unidade em torno de um nome ou abrimos discussão do processo das prévias. Entretanto, hoje, o que temos é a candidatura à reeleição do prefeito João da Costa, se houver pretensões dentro do PT para além de João da Costa, que esses companheiros se apresentem, que coloquem os nomes para o diálogo”, advertiu o dirigente.

Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=8545

Nenhum comentário :

Postar um comentário